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terça-feira, 13 de abril de 2010

COMO SURGIU O AEROMODELO?

O PRIMEIRO AEROMODELO SURGIU EM 1870, INVENTADO POR Alphonse Penaud, NASCIDO NA França.

Em abril de 1870, o francês inventou o motor a elástico com tiras retorcidas. "Procurando utilizar a força extraordinária da borracha, tive a idéia de usar a sua elasticidade, pró torção, que pode fornecer 130 quilogrâmetros por quilo. É menos que o calculado para a distenção simples, mas a torção permite uma aplicação mais fácil e a rotação das hélices, evitando qualquer transformação do movimento, e simplificando enormemente a construção. Veio-me a idéia de aplicar este mecanismo na propulsão de um aparelho do gênero aeroplano, mas esbarrei com uma enorme dificuldade: o equilíbrio. Felizmente, ao fim de alguns estudos, imaginei um dispositivo muito simples que satisfazia ao objetivo desejado. Trata-se de um pequeno leme horizontal inclinado para cima, e para obter o equilíbrio lateral, bastou inclinar ligeiramente as asa para cima (diedro) ou simplesmente, elevar as respectivas extremidades, e para compensar o binário da hélice, torci a empenagem para um lado", palavras de Alphonse Penaud.

No início de 1871, Penaud construiu o primeiro modelo a elástico de uma série que denominou Planophore. Possuía uma hélice propulsora simples montada após "os estabilizadores automáticos" (como ele chamava a empenagem). Este modelo voava muito bem e estabeleceu o desenho básico dos modelos atuais.

Penaud foi aclamado ao demonstrar o vôo do seu Planophore em agosto de 1871, em Paris, nos jardins de Tuileries para os membros da Sociedade Francesa de Navegação Aérea. Voou 60 metros de distância a 20 metros de altura em 13 segundos. O modelo a elástico que Penaud projetou, construiu e voou foi o primeiro aeroplano que efetuou um vôo livre estável. O modelo de Penaud que impressionou sobremaneira os membros era uma máquina muito simples. A fuselagem era constituída de uma vareta de madeira dura medindo 500 x 3 x 3 mm de comprimento. A asa tinha uma envergadura de 460 mm, o estabilizador era um losango medindo 150 mm de comprimento e 64 mm de largura, o leme era igual a metade do estabilizador. O material utilizado foi o bambu, a hélice era bi-pá, montada na parte traseira da fuselagem, era feita de madeira torcida, tinha 150 mm de diâmetro e era impulsionada por duas tiras de borracha de 5 x 1 mm de secção. O modelo, pronto para voar, pesava 16 gramas, sendo que cinco gramas eram devidos ao peso da borracha.

Este modelo de Penaud, o Planophore, foi a primeira máquina mais pesada a voar com eficiência. Penaud também construiu em 1870, um helicóptero. Este era constituído de duas varetas, que abrigavam entre elas, duas tiras de borracha, que impulsionavam, por tração, duas hélices, uma em cada extremo das varetas

A genialidade deste homem paralítico, foi, após esta descoberta, descobrir o leme e a hélice. O modelo elástico que Penaud projetou, contruiu e vôou em 18 de agosto de 1871, nos jardins de Tuileries em Paris, foi o primeiro aeroplano que efetuou um vôo livre e estável. Os membros da sociedade Francesa de Navegação Aérea afirmaram na época que Penaud foi também o precursor das máquinas de voar. Este helicóptero, exibido na sala dos membros da Sociedade Francesa de Navegação Aérea, subiu até o teto e ficou ali, com as hélices girando algum tempo, antes de descer.
Em 1955, a CIAM (Comissão Internacional de Aeromodelismo), em homenagem póstuma, deu o nome de Alphose Penaud, a taça oferecida pela FAI à equipe vencedora do Campeonato Mundial de "WAKEFIELD". A partir de 1979, seu nome foi estabelecido como diploma de honra dado anualmente aos aeromodelistas que destacam-se nas competições internacionais ou que tenham obtido pelo menos três recordes mundiais. Seu modelo revolucionário, Planophore, serve de base até os dias de hoje na construção de planadores. Penaud suicidou-se com menos de 30 anos, desespera-do com o desdém que lhe encaravam a obra Ninguém ousou acreditar no que Penaud acreditava: que os modelos poderiam voar com motores a explosão e consequentemente, grandes aeronaves também.

Em 1896, o professor americano Langley realizou um vôo controlado sobre o rio Potomac usando um modelo de 14kg que percorreu 12km em 1min40s. Em 1905, Henri e Armand Dufax construíram um modelo de helicóptero com motor à gasolina de 3,5 HP, com peso de 17kg e capaz de transportar uma carga de sete quilos. O experimento impressionou Santos Dumont, que abandonou a construção de pequenos dirigíveis e passou a pesquisar com aeronaves mais pesadas que o ar. Quando ele efetuou um vôo com aeroplano a motor em Paris, em outubro de 1906, ficou clara a importância da prática do aeromodelismo para a incipiente navegação aérea. As primeiras experiências com foguetes de propulsão a jato foram feitas pelo pintor Alexandre Soldenhoff, suíço que se dedicou intensamente ao aeromodelismo desde 1908. Soldenhoff realizou grande quantidade de vôos em diferentes países, aplicando princípios originais, a que chegou depois de estudar em profundidade a asa. As competições de aeromodelismo organizam-se por categoria, de acordo com o tipo de controle do aparelho. Na modalidade rádio controle realizam-se dois tipos de prova: a primeira é de acrobacias e a outra de escala, na qual sai o vencedor o modelo que seja a réplica mais fiel de um avião verdadeiro e execute manobras de decolagem e pouso. Os modelos a cabo não precisam assemelhar-se a aviões. Competem também fazendo acrobacias e provas de velocidade.

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